Texto adaptado do original 12 SURPRISING WAYS TO USE EVERNOTE YOU MIGHT NOT HAVE CONSIDERED, de Michael Hyatt.


Michael Hyatt, um autor e blogueiro norteamericano que escreve sobre produtividade e marketing online, às vezes nos brinda com textos sobre o Evernote (EN), essa grande ferramenta de organização pessoal.

Em um desses textos, ele resolveu abordar 12 usos para o programa que você talvez não tenha pensado – e que são realmente interessantes. Confira os tópicos adaptados:

  1. Manter registros médicos. Eu mantenho on nomes e contatos dos meus médicos, bem como medicações e vitaminas, cirurgias e doenças em uma nota só. É bem útil quando vou a um novo médico.
  2. Registrar as placas e informações de seus carros. Eu não preciso dessa informação sempre, mas quando eu preciso, nunca consigo lembrar. Agora, eu tenho uma foto para cada um dos carros de casa. (Nota do Fernando: vale também para registrar documentos (CRVL) e pagamentos de tributos, como o IPVA).
  3. Assinar newsletters. Eu não preciso de mais informações enchendo minha caixa de emails, então eu assino as newsletters usando meu Endereço de email do Evernote (você pode encontrar os seus nas informações de sua conta).
  4. Tire uma foto do cartucho de sua impressora. Eu compro cartuchos raramente, então nunca consigo me lembrar nem do modelo da impressora nem do cartucho que preciso. Com a foto, posso vê-los facilmente e fazer o pedido ou comprar quando chega a hora.
  5. Guardar mensagens de emails importantes. Eu normalmente guardo todas as minhas mensagens de email em uma única pasta de arquivos. Entretanto, quando ocasionalmente quero guardar mensagens relativas a um projeto específico, encaminho-as ao Evernote e adiciono as etiquetas pertinentes
  6. Colecionar perguntas de leitores e ouvintes. Sempre que alguém escreve ou liga com uma pergunta que eu não respondi, um de meus assistentes registra a pergunta no Evernote e adiciona a etiqueta “Perguntas”. Dessa forma, quando procuro por inspiração para um post no blog ou um podcast, revejo a lista.
  7. Manter uma lista de malas de viagem. Odeio chegar ao meu destino e ver que esqueci algo. Por isso, mantenho uma lista bastante completa no EN.
  8. Tirar fotos das artes de seus filhos. Peguei essa ideia de ShefsKitchen. Ela tira fotos dos trabalhos de seus filhos e joga o papel fora. Acabei de começar a fazer isso com meus netos (não conte para eles.)
  9. Grave páginas da internet para ler depois. Sempre que eu esbarro em um artigo ou post que quero ler depois, eu uso o Evernote Web Clipper para o Chrome. Eu adiciono a tag “Ler Depois”. Assim, posso pegar todos esses registros com uma simples busca. Depois de ler, eu tiro a tag. (Nota do Fernando: recentemente, me deparei com algum outro autor que disse que, em vez de usar o Evernote para recolher TODOS os artigos que quer ler, ele usa o Pocket para uma primeira triagem. Se o artigo valer a pena ser guardado (nem sempre vale), ele envia do Pocket para o Evernote, como arquivo permanente. Tenho usado esse fluxo e tem sido bem interessante).
  10. Registrar meu melhor corte de cabelo. Ocasionalmente, em não consigo agendar meu cabeleireiro preferido. A primeira coisa que o novo pergunta é “Então, como vai ser o corte?”. Em vez de apenas dizer como vai ser, eu mostro a foto e digo “Faça parecer com isso”.
  11. Gravar recursos de palestras. Eu uso o Evernote para guardar todas as minhas histórias pessoais, ilustrações, estudos de caso, piadas e estatísticas (essas são as etiquetas que uso de fato). Eu as guardo em um caderno compartilhado, para que o pessoal da equipe possa adicionar outros.
  12. Coletar itens para reuniões. Eu crio uma etiqueta para cada encontro futuro. A etiqueta inclui a data e uma breve descrição (por exemplo, “2014-07-11 – World Domination Summit”). Então, conforme vou criando notas ou recebendo emails sobre o assunto, simplesmente etiqueto-os. Dessa forma, posso pesquisar pela etiqueta e triar pela data recebida, vendo o histórico do evento.

E você? Quais usos criativos você tem ou quer ter para o Evernote? Deixe seu recado abaixo.